segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Futurologia

Futurologia
Simbolo de futurologia

Previsões futurológicas estão geralmente assentes num determinismo histórico, de acordo com o qual a história é encarada como um processo linear e progressivo, o que conferiria aos homens a possibilidade de poder prever o futuro e intervir ativamente em sua gestação, com o objetivo de se lograr certos fins almejados.

José António
Não sou a pessoa mais avalizada para falar de futurologia, dado que, é um assunto muito complexo. Os mais célebres futurologistas, Herman Kan; Behaviorist; H.Scheltsk; Habermas; Waskow e, etc. estão em pleno desacordo entre eles.
Waskow é considerado um dos representantes mais autênticos da futurologia crítica. Segundo ele, uma das tarefas mais importantes dos intelectuais seria ajudar o público, nos diferentes países, a imaginar seu futuro, a fim de que este possa ser criado de forma mais democrática do que acontece atualmente.
 Reconheço que não sou a pessoa mais indicada para desenvolver este tema, dado que, não tenho estudos nem conhecimentos desta matéria, mas, seguindo a teoria de Waskow, e, pelo que o mundo nos mostra todos os dias, leva-me a pensar no futuro e a antecipar previsões.
Daqui a 5 dias, se lá chegar, farei 75 (setenta e cinco) anos.
Durante a minha vivência, já longa, deu para conhecer e fazer muita coisa, boa e má. Sempre aconteceram casos fora do comum, casos que não eram susceptíveis de acontecer, mas eram esporádicos que aconteciam de tempos a tempos. Hoje, os casos mais perversos, banalizaram-se. Todos dias nos entram pela casa dentro através dos telejornais, e outros meios de comunicação, acontecimentos que nos deixam perplexos.
Não querendo ser fatídico, ainda hoje, ao ouvir o noticiário, das 07H00, na notícia de abertura, um explosivo colocado dentro dum caixote do lixo, em New York, causando 29 feridos e uma mala armadilhada, que foi desactivada, dentro também dum caixote do lixo mas em New Jersey, (Estados Unidos) onde estava a ser preparada uma prova de beneficência. Às 13H00 no noticiário do mesmo dia uma explosão num prédio em Barcelona, fez um morto e 15 feridos.
Ataque às Torres 11/9/2001
Recordo que no atentado do 11 de Setembro de 2001,o Professor. Marcelo Rebelo de Sousa nos seus comentários habituais disse: “O Mundo mudou”. O 

Mundo mudou, de tal modo que, desde então têm havido inúmeros ataques bárbaros. Terrorismo inqualificável e incompreensível, sem justificação aparente. Quase todos os dias grupos organizados, Jihadistas e outros, ( ramificações do Al.Qaeda) que, embebidos em princípios religiosos, armadilhados, vão matar, não importa quem, morrendo também por edeologias religiosas. Exemplo o caso das Torres em New York no 11 de Setembro.
Muitas medidas tem sido tomadas pelos países mais afetados, América, Rússia, França, Alemanha, Turquia e até a ONU e a NATO, para acabar com estes assassinatos Selvagens, mas os resultados têm sido insuficientes, direi mesmo nulos.




Refugiados da Guerra civil da Síria
Refugiados da Síria
O Mundo mudou porque, há países em guerra constante, o caso da Síria porque, desde 2011 que está mergulhada numa guerra Civil, por questões políticas e religiosas, ocasionando já mais de 70.000  mortos Sírios. Originando ainda um verdadeiro êxodo., Já deixaram o país para fugir à guerra, mais de 5.000.000 (cinco milhões) refugiados para países vizinhos e 900.000 para países da Europa. Estes refugiados abandonam o seu país, em embarcações com o tripulo da tripulação devida, como a imagem em cima testemunha, em condições precárias e desumanas, correndo perigos de naufrágios como muitas vezes acontece. Deixam para trás seus haveres e, em muitos casos, suas famílias, aportando em locais sem as mínimas condições até que sejam distribuídos por diversos países solidários. Estamos a falar de 35.000 mil refugiados, média, por dia.!...Nem as crianças são poupadas a tão grande sofrimento. Por muito boas vontades que os países tenham estão com grandes dificuldades em albergar tanta gente. . Portugal já recebeu 600 e espera vir a receber mais 10.000 refugiados..



Pai desprezado pelos filhos
O Mundo mudou porque todos os dias vimos nos jornais, notícias de pais que matam os filhos, filhos que matam os pais, mães que matam os filhos barbaramente atirando-os para rios ou poços como se fossem objetos descartáveis. Idosos abandonados pelos familiares, tratando-os pior que animais.Filhos que consomem tudo aos pais deixando-os na penúria. Casais que se divorciam por dá cá aquela palha, sem o mínimo de tolerância deixando filhos em situações difíceis. Namorados que na primeira noite que se conhecem vão dormir juntos sem pensarem nas consequências que daí advém. Políticos, e demais servidores do estado, praticando uma corrupção excessiva, prejudicando o Erário Público. A justiça está a perder credibilidade. Está a rebentar pelas costuras com processos de corrupção e outros de índole perigosa contra figuras públicas. Algum membro da justiça que procura fazer o seu trabalho isento com uma justiça verdadeira é posto em causa e até ameaçado. A insistência exterior de responsáveis políticos e o poder económico, que, em vez de defenderem e colaborarem com a justiça, não só não o fazem, como ainda  a dificultam, colocando-se contra os responsáveis pela justiça, em protecção dos arguidos seus amigos. Esta devassa está a pôr em causa a verdade da justiça e a prejudicar a celeridade dos processos.
Selecção Nacional de Futebol

O Mundo mudou porque no futebol deixou de ser um desporto para ser um negócio. As equipas estão em rotura financeira e continuam a comprar jogadores na ordem dos milhões hipotecando-se, cada vez mais, ano a pós ano . Há jogos de futebol cujas arbitragens mostram uma certa tendência em prejuízo de uma equipa, quase sempre para a menos cotada pela imprensa. Os comentadores desportivos dos vários canais da televisão desmascaram as situações mais anómalas, mas cada um defende o seu clube falseando a verdade desportiva, ainda que ela seja evidente. Anda tanto dinheiro em jogo que o que interessa é que a sua equipa ganhe. Como dizia um amigo meu “Eu quero que a minha equipa ganhe nem que os golos sejam marcados à mão”. Isto espelha bem a que pontos chegou o futebol.
Agente de autoridade 


O Mundo mudou porque, a droga, o álcool, a delinquência, está a destruir uma parte muito significativa da juventude que por arrastamento afecta também suas famílias. Em casa,  os filhos perderam o respeito pelos pais, os pais não sabem fazer-se respeitar pelos filhos, nas escolas, deixou de haver respeito mútuo entre alunos e professores, o cidadão comum deixou de respeitar as autoridades políticas, religiosas e policiais. Basta ler os jornais diários para constatar este facto. Mesmo que haja descontentamento pelas forças da ordem por falharem nalgumas decisões, não invalida que elas não devam ser respeitadas. Se tal acontecesse, certamente que menos casos haveria. A consequência de  tais procedimentos contribui para que telhamos uma sociedade, insatisfeita, indisciplinada, , corrupta, agressiva, criminosa!... Perderam-se e continuam a perder-se os valores morais e cívicos. A ética era tão valorizada e está a cair em desuso Os roubos, os assassínios que ocorrem todos dias são o exemplo desta anarquia. Hoje mata-se um ser humano como quem mata um coelho ou qualquer outro animal vulgar. Praticam-se crimes do mais hediondo como aconteceu recentemente com três brasileiras assassinadas e escondidas dentro de uma fossa de dejectos dos animais. Onde estão os princípios básicos de uma sociedade digna?!...Onde estão os escrúpulos?!...Fazendo um exame de consciência, todos nós temos uma cota parte de culpa da sociedade que temos.  , 

Sermão de Jesus Cristo
O Mundo mudou porque a classe social tem vindo a perder dignidade e a humildade, progressivamente. Ninguém escuta o próximo por se julgar superior. Tudo isto, pela luta pelo poder, pela vaidade, pela inveja, pela superioridade, pela ganância, pelo dinheiro. Jesus Cristo, num dos seus sermões chama a atenção para o perigo do materialismo “Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. ’».«Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro, palavra da salvação» 

O Povo quer mudanças
Claro que há excepções!...Ai do mundo se não as houvesse. Há muita gente honesta, que está indignada e contra estas políticas, este modo de viver, e lutam por um mundo melhor mas estão a ser impotentes para combater aqueles que praticam o quanto pior melhor.

A sociedade terá de reagir contra esta "desordem" e a tensão por ela causada - decidindo-se a favor ou contra ela. O quantum da tensão é muito importante para produzir a mudança desejada. Se a tensão for grande demais, então a "desordem criativa" desafia demais o presente e será reprimida, sem causar qualquer mudança.
Por outro lado, se algo irrelevante ao presente for criado, será ignorado e não provocará qualquer tensão ou mudança. É importante descobrir o ponto em que a "desordem" não seja reprimida nem ignorada, mas crie suficiente tensão para despertar e movimentar a sociedade.

Posto isto, há que dizer "Basta". Se não houver um retrocesso na mentalidade das sociedades, a nível mundial, sociedade na qual estou inserido, começando pelas famílias, pelas escolas, pela igreja, pelos governos, por todos que têm  responsabilidades na educação e formação da sociedade, não se vislumbra um futuro muito promissor. Não querendo ser conselheiro do diabo, se não se contrariar esta tendência, não tardará que os mais fracos sejam dizimados pelos mais fortes, ficando os mais poderosos a gladiarem-se entre eles aplicando a. Lei dos mais fortes.

Soutocico,18 de Setembro de 2016.
José António



Sem comentários:

Enviar um comentário