terça-feira, 30 de agosto de 2016

A minha agricultura

Regar feijão e tomates

Agricultura semi-biolágica

Poder-se-ia chamar agricultura biológica, dado que, poucos químicos foram aplicados. Por tal facto, talvez se possa considerar agricultura semi-biológica.
Por norma não aplico produtos químicos na minha mini-agricultura. Evito ao máximo esses terríveis pesticidas. Prefiro colher os produtos menos desenvolvidos mas comê-los com mais segurança.
Enxofrar videiras
A minha agricultura baseia-se nos seguintes produtos: sementeira de batatas; feijão; couve; nabos; cebolas; tomates; pepinos; gorjetes; pimentos, mas tudo em pequenas quantidades. Apenas para consumo interno, para mim e para os meus filhos. Quando sobra dá-se aos vizinhos às vezes até em permuta.
Adicionar legenda
Faço agricultura como passatempo, poderei dizer, por prazer, porque faço tudo com calma. Se não fizer numa hora foço-o em duas, se não fizer num dia faço- o no outro, salvo num caso ou outro que tenha de concluir o trabalho. Tenho algumas ferramentas mecânicas que me aliviam no esforço, além da minha mulher que me ajuda bastante nas tarefas. Costumo dizer que o tempo que ando na agricultura me faz melhor que um bom comprimido.
 apanhar uvas
 Para acompanhar estes produtos agrícolas, nada melhor que criar uns coelhos; Galinhas poedeiras; frangos; ou mesmo patos. Ainda hoje, matei catorze criados nos meus capoeiros que já estão armazenados na arca frigorífica. Fica tudo mais caro do que se os comprássemos prontos para comer, mas, frangos, patos ou ovos caseiros não têm comparação possível.




Cerejeira c/ cerejas maduras
No meu quintal, embora pequeno, mas tenho laranjas; tangerinas; limões; Ameixas; al pêssegos; diospiros; figos e uvas que ajudam a complementar uma alimentação saudável.
Como são horas do lanche, vou comer uns figos pingo-mel.
Até sempre.
Soutocico 15/9/2016
José António




-- 






-

Sem comentários:

Enviar um comentário